Skip to content
PATHOS
  • A nossa associação
    • Quem somos
    • Como funcionamos
  • Portefólio
    • Produções Teatrais
      • Não se Mata quem se Beija (2014)
      • Este ano vamos apanhá-lo! (2014)
      • Mãe (2015)
      • Quero ser sozinho (2015)
      • Belas e Amarelas (2015)
      • A Tempestade (2016)
      • As Mais Feias (2016)
      • Diana’s (2016)
      • Não Jures Pela Lua (2017)
      • Amor e Outras Cenas Absurdas (2017)
      • Extremamente Metafísico e Estúpido (2017)
      • E.T. (2018)
      • 人生 – VIDA (2019)
      • PATHOS apresentam PATHOS a apresentar PATHOS (2019)
      • A Fábrica (2019)
    • Projecto Bardos – As Aventuras da Nené
    • Animações Teatrais
      • Uma História de Reis (2013)
      • Cravos, Camões e Canhões (2014)
      • Silêncio (2016)
      • Oito maneiras e meia de chegar ao fim da estrada (2016)
      • Luthas (2017)
      • Yersinia Pestis (2017)
      • Lars Thorwald: Inside Out (2017)
      • Homens de Pedro (2018)
      • Carrascos (2018)
      • Mimética do Trabalho (2018)
      • Livro (2019)
    • Colaborações
      • Um Porto para o Mundo (2015)
      • Um Porto para o Mundo (2016)
      • A Chegada do Cavaleiro Negro (2017)
      • Grito dos Tambores (2017)
      • Grito dos Tambores (2018)
    • Workshops
    • Tertúlias e Debates
      • Pathé (2017-2018)
      • 1º Fórum Juvenil da Participação e Cidadania (2017)
      • Direitos humanos e cidadania no Mapadi (2018)
      • Kairos (2018)
    • Intercâmbios
      • Visita ao Teatro Ibisco (2015)
      • Workshop com Camaleões D’Alma (2017)
  • Contactos
  • Área associado
Site Search

Projecto Bardos – As Aventuras da Nené

O Projecto Bardos iniciou-se quando, em 2014, participamos no concurso nacional Mundar – Muda o Teu Mundo, organizado pelo Programa Escolhas. Vencemos o concurso em primeiro lugar e tivemos a oportunidade de criar quatro espectáculos infantis, que nos propusemos a levar a todas as escolas primárias do concelho.
Posteriormente, o projecto evoluiu para uma colecção de animações pré-gravadas em que se explora o exagero e o ponto fixo. Esta colecção funciona como um conjunto de coreografias em que a personagem Nené e as músicas em 8-bit animam as crianças que as vêem, fazendo-as sempre debater temáticas relevantes para as suas idades.

Com várias escolas em meios rurais, e centralização dos espaços comuns para ver teatro, demasiadas crianças não têm a oportunidade de ir ao teatro, ou mesmo ser expostas a outros eventos de cariz cultural. Não existindo uma rede deste género na nossa zona, surge a vontade da deslocação à escola. O projecto adapta-nos às condições de cada uma, e no conforto dos seus espaços familiares, apresentam-se os espectáculos e vídeos, e promovem-se as actividades de expressão artística e os debates, garantindo a inclusão de todos, independentemente da localização geográfica e da situação socio-económica. Com uma acção sobretudo preventiva, trabalham-se questões de relevo sobretudo social, procurando através da interacção com crianças criar adultos melhores. Na procura de abranger todas as escolas básicas e infantários da rede pública do concelho, o Projecto Bardos chega, por ano lectivo, a cerca de dez mil crianças, em 150 sessões – graças à evolução do Projecto aquando a assinatura de Contrato-Programa com o Município da Póvoa de Varzim em 2018. Conforme o objectivo de democratizar o acesso às animações, vídeos e aulas de expressões de forma completamente gratuita a toda a comunidade escolar, a implementação de espectáculos completamente portáteis e a intervenção em formato vídeo garantem que as condições socio-económicas das crianças não são um impedimento à acção formativa deste projecto. Para o sucesso desta actividade contamos também com o vital apoio de todos os Agrupamentos de Escolas do Concelho, IPSS, e Associações de Pais.

Pretende-se que as crianças envolvidas no projecto, assim como toda a comunidade das escolas e jardins de infância, tenham uma participação activa e crucial para o sucesso deste — após assistirem a um espectáculo de teatro, os alunos são convidados a participar numa discussão acerca da narrativa a que assistiram e a partilharem os seus pensamentos e opiniões. Cada turma é encorajada a debater posteriormente em sala de aula, com a orientação e colaboração dos professores — de modo a cimentar os temas discutidos e os conhecimentos adquiridos. Esta reflexão e debate acerca de temáticas relevantes surgem com o propósito de auxiliar a comunidade escolar na formação de melhores adultos, tentando quebrar estereótipos, desconstruir conceitos e promover o pensamento crítico desde uma tenra idade.

CRIAÇÕES:

1.Capuchinho Vermelho (2014) – adaptação da história do Capuchinho Vermelho para debater a obediência devida (ou não aos pais)

2.A Cigarra e a Formiga (2014) – adaptação da história da Cigarra e da Formiga para debater a importância do trabalho e do empenho em detrimento da preguiça

3.O Isaac e o Lobo (2014) – adaptação da história do Pedro e do Lobo para debater a gravidade e consequências de mentir

4.Os três porquinhos (2014) – adaptação da história Os Três Porquinhos para debater a importância do trabalho e do empenho em detrimento da preguiça

5. À Noite na Biblioteca (2015) – original para debater a igualdade e a integração da diferença

6.Martinho (2015) – adaptação da lenda de S.Martinho para debater a importância da partilha

7.Nené de Natal (2016) – original sobre a existência ou não do Pai Natal

8.A Nené e as profissões (2017) – original para debater a importância da escola e do estudo

9.Lava os dentes, Nené! (2017) – original para debater a importância da higiene oral

10.Xixi, Cama! (2018) – original para debater a importância do sono e do descanso

11.Melhor Amigo (2018) – original para debater os direitos dos animais

12.Bons Amigos (2018) – Aventura da Nené a partir de uma história criada pelos alunos do quarto ano do Agrupamento Flávio Gonçalves em colaboração com a Comissão de Protecção de Crianças e Jovens (CPCJ) e com as associações de pais das escolas do Desterro, Nova e Sininhos. Este espectáculo integrou a turma de teatro da escola Nova orientada por Rita Nova e alunos participantes na escrita da história.

13.Nené em Marte (2018) – original para debater a relevância e abrangência da Arte

14.Relaxa, Nini! (2019) – original para debater a igualdade de género

15. A Correr e a Saltar (2019) – original para desfazer mitos sobre os medos de ir ao médico

16.A Louca Viagem do João (2019) – original para debater a importância da leitura

17.Que Podemos Fazer Mais? (2020) – original para debater os hábitos diários de cuidados para com o ambiente

18.Em Casa (2020) – Aventura da Nené em vídeo – original sobre as dificuldades do confinamento consequente da pandemia covid19

19.Somos todos super heróis (2020) – Aventura da Nené em vídeo  – original para parabenizar toda a comunidade escolar pela resistência a todas as dificuldades que trouxe a pandemia

20.Plano de Ataque (2020) – Aventura da Nené em vídeo  – original para debater a importância de uma boa alimentação e de exercício físico

21.As Receitas da Nené (2020) – Série em Vídeo – em colaboração com a estudante de Medicina Rita Tomaz e a Nutricionista Ana Teresa Oliveira foram criados 5 vídeos com receitas de lanches e pequenos almoços saudáveis para disponibilizar às crianças e pais

22.O Natal Cheira A Quê? (2020) – Aventura da Nené em vídeo – original para debater as dificuldades de não podermos passar o Natal com toda a família e amigos que desejaríamos por causa das medidas impostas de combate à pandemia

23.Bichos (2021) – Aventura da Nené em vídeo – original para debater a ansiedade e depressão infantil

Clique na imagem para ver mais!

néné dentes
néné profissões2
martinho
néné natal
néné biblioteca
bardos2
27848344_10156244151903447_1169237836_n
gatodoamordeoculos
46459234_2299079110321776_1318101278181556224_o
received_1582293005237527
IMG_20190611_102854_2-min
79011029_2576258629270488_4653711225446727680_o
88339932_2664087187154298_3611855294486806528_o
Amor e Outras Cenas Absurdas (2017)
Uma História de Reis (2013)
Associação Ethos, Pathos, Logos. 2017

Website construído com o apoio de Hojenet.

Theme by Colorlib Powered by WordPress